segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

WINDOWS 7 32Bits ou 64Bits?

Galera!

Muito se discute entre sistemas operacionais 32bits e 64 bits.
Com a utilização do Windows 7 é natural que surjam algumas dúvidas na cabeça que pretendem fazer a migração para o novo sistema operacional da Microsoft.

Inicialmente, devemos saber se o nosso hardware possui arquitetura 64bits, porém, se for comprar HOJE um computador NOVO, já estará com essa nova tecnologia, assim como os driver´s atualizados em 64bits. Contudo se parte do nosso hardware já é bastante antigo é provável que nunca cheguem a sair atualização de drivers

Uma das principais razões que podem ser invocadas para a utilização do Windows 7 64bits é a gestão da memoria. A arquitetura 32bit tem o acesso à memoria limitado aos 4GB. Destes apenas são usados entre 3,50 e 3.8 GB. Já, em teoria, a arquitectura 64bit permite gerir e utilizar muito mais. Por exemplo as edições de consumo do Windows Vista permitem utilizar entre 8 e 128GB de memoria física, dependendo da versão. Já o Windows 7 permite utilizar até 192GB com a versão profissional e seguintes.

Outros benefícios de correr um sistema operativo a 64-bit incluem melhoramentos na segurança com um DEP gerido por hardware, proteção de Kernel.

Para que saiba se pode instalar ou não, a Microsoft disponibiliza uma série de ferramentas que o poderão ajudar nesta descoberta. Uma obrigatória é o Windows 7 Upgrade Advisor que está disponível em http://www.microsoft.com/windows/windows-7/get/upgrade-advisor.aspx . Se verificar que o seu computador tem tudo para correr o Windows 7 64bit, não pense duas vezes, instale-o! Vai mesmo valer a pena.

Quanto a aplicações elas vão aparecendo aos poucos. Alguns antivírus, compactadores, navegadores e softwares para edição de textos já estão disponíveis em versão de 64bits.
Para aquelas aplicações que não estejam disponíveis para a arquitectura 64bits não se preocupe pois o mesmo funcionará perfeitamente, só que ao invés de serem instalada na pasta Arquivos de Programas (Program Files), serão instalados na pasta Arquivos de Programas X86 (Progam FilesX86).
PERFORMANCE

A questão da performance é um aspecto igualmente importante para o utilizador de um sistema operacional. Se tem receio que a instalação do Windows 7 64bits atrase o computador então desengane-se. No funcionamento normal do sistema operacional e após os testes que já realizei, posso afirmar que não irá notar qualquer diferença entre os dois.
Contudo, se estivermos a falar de aplicações que puxem muito pelo sistema operacional, especialmente programas que necessitem de operações matemáticas muito complexas ou aplicações de edição de vídeo e imagem que tenham sido escritas a pensar na arquitetura de 64bits, ai vai dar conta de um notório aumento da performance, em relação à arquitectura de 32bits.

O futuro já é dos 64 bits e cada vez mais fabricantes começam a produzir drivers e aplicações especialmente orientados para esta arquitetura. Um bom exemplo disto é a futura versão do pacote de produtividade da Microsoft, o Office 2010, que está disponível somente em sistemas 64bits.

Nenhum comentário:

Postar um comentário