quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O que é Verdade e o que é mito nos Modens 3G?

O QUE É VERDADE E O QUE É MITO?

1. SEU MODEM ESTÁ COM PROBLEMAS DE CONFIGURAÇÃO?
Não. É MENTIRA. Se o Modem funcionava normalmente e atualmente não conecta, o problema não é de hardware nem de software. O problema é falta de cobertura (sinal) na torre mais próxima de você. Além do mais, se o modem estiver com problemas ele não fará a leitura manual para rastrear sinal das operadoras ou sequer acenderá o "led".

2. A BANDA LARGA 3G ESTÁ EM MANUTENÇÃO EM SUA REGIÃO?
Não. É MENTIRA. Essa é a desculpa para todos que ligam para os "Call Centres", pois o termo "região" é amplo (pode ser na torre mais próxima, no seu bairro, na sua cidade, no seu estado e por aí vai). A "verdade" é que as operadoras que operam a Banda Larga 3G estão com problemas em todo o Brasil. A falha não está nos modems e computadores e sim no PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DA REDE 3G (que subestimou a quantidade de assinantes, além de utilizar tecnologia ultrapassada, banida dos Estados Unidos, Europa e Japão). Nesses países e no velho continente, com leis severas e que são CUMPRIDAS, as indenizações pagas aos assinantes chegam a valores tão altos que as operadoras de lá preferem ampliar a "cobertura", o que significa INVESTIR MAIS DINHEIRO e oferecer um serviço "estável", sob pena de fecharem as portas e, em alguns casos, ter decretada a prisão dos seus diretores (no Brasil isso jamais aconteceu e eles nem se preocupam).

A maior prova disso é que após a entrada em vigor da conhecida "Lei dos Call Centers", a ANATEL já recebeu quase DEZ MILHÕES de reclamações devidamente comprovadas e o resultado é "cômico" (se não fosse trágico). Em média, para cada 100 mil registros, são aplicadas QUATRO advertências e "apenas" UMA autuação (multa) para cada DEZ MIL reclamações. Se pelo menos a ANATEL fosse obrigada a "ratear" o valor das multas com os assinantes com protocolos registrados, a título de bônus nas faturas subsequentes, seria menos injusto. Mas no Brasil...

3. OS PROBLEMAS ESTÃO OCORRENDO SOMENTE COM ALGUNS USUÁRIOS?
Não. É MENTIRA. Todos estão enfrentando problemas similares, pois o projeto no sistema irradiante das torres é idêntico em todo o país. Como é instável e deficiente, ocorrem diversos "lances" de pura sorte. Ou seja, você entra em contato com o "Call Center" e o atendente diz que está enviando um "pacote de configuração para seu modem e você deve esperar cerca de quatro horas"; algum tempo depois sua rede volta ao normal e você pensa: “caramba... quanta tecnologia!”

Não fique surpreso. Nada foi feito. É uma questão de metodologia científica bem simples de entender: segundo pesquisas, como um turno comercial tem 4 horas (8 às 12h; 14 às 18h; etc.), combinando com o tempo médio de 3 horas ininterruptas de navegação para cada modem conectado, haverá mais de 80% de probabilidade daquela conexão que foi reclamada voltar ao normal num período de 2 a 4 horas.

 
4. SEU MODEM NÃO CAPTURA MAIS A REDE 3G. RECONFIGURAR O MODEM RESOLVE O PROBLEMA?
Não. É MENTIRA. Se seu modem não "enxerga" a rede 3G da sua operadora não poderia informar que redes 3G de outras operadoras possam estar disponíveis. Teste clicando em "Configurações/Rede/Manual/Aplicar". Em suma: nem seu PC, nem as portas USB, nem o modem está com qualquer problema.

5. QUANDO ADERI AO PLANO 3G MINHA CONEXÃO FUNCIONAVA BEM E FOI PIORANDO COM O PASSAR DOS DIAS. ISSO PODE ACONTER COM TODOS OS USUÁRIOS?
Sim. É VERDADE. Para "economizar", as operadoras subestimaram a quantidade de assinantes ou foram displicentes ao montar seus projetos de Banda Larga 3G (ou as duas coisas ao mesmo tempo), e o barato (pra eles) saiu caro (pra gente).

Apesar de sequer atender bem seus próprios clientes, as operadoras não param de vender seus "mirabolantes" plannos de Banda Larga 3G para novos assinantes.


OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

MOTIVAÇÃO
Razões puramente financeiras (os vendedores são obrigados a cumprir metas, senão perdem o emprego) combinado com "share" (termo em inglês usado para determinar participação de mercado). Ora, bons números animam acionistas e aumentam os bônus dos diretores da empresa.

 
ESTRATÉGIA
Mais simples do que imaginamos. Apesar de milhares de ações na Justiça e milhões de clientes insatisfeitos, em nenhum momento é oferecida como uma possível solução a simples "troca do chip" e do número do telefone do modem.

Sabe por quê? É aí que está a estratégia para o novo assinante ter um serviço compatível com o que lhe foi oferecido, nos primeiros dias.

Como fazer isso? Simples. Quando o vendedor da sua operadora faz "imput" em uma nova venda, o sistema já está programado para colocar esse cliente na "PRIORIDADE ZERO". E como fazer isso se o sistema irradiante das torres já está além da capacidade?

Fácil. O próprio software analisa qual o "chip" mais antigo com acesso a rede 3G e limita seu acesso, "rebaixando-o" para acesso apenas à rede 2G (EDGE, GSM, GRPS, etc.).
Pronto. O "esquema" funcionou! O novo cliente vai ter um canal 3G disponível para ele, até que outro "otário" assine contrato com a mesma operadora e "tome a vaga" dele.

E o pior: se você está conectado na banda 2G e algum usuário mais "novo na rede que você" é rebaixado para a Banda 2G e esta estiver "lotada", você sequer conecta mais ou sua conexão fica caindo a todo instante. Não ocorre quando originamos uma chamada num celular GSM recebermos a informação de "rede ocupada"? Pronto. É congestionamento total. Simples assim.

6. NÃO É PERIGOSO AS OPERADORAS USAREM ESSA ESTRATÉGIA COM SEUS PRÓPRIOS CLIENTES?
Não. É MENTIRA. Até você chegar ao estágio de assinante "sem rede" (usuário simplesmente não conecta ou sua conexão cai toda hora), demora de 4 e 6 meses. Enquanto você negocia descontos com eles na sua fatura ou aguarda resultado final do PROCON ou Juizado de Pequenas Causas, já serão mais 3 a 6 meses. E aí, independentemente do resultado, será sempre "vantajoso" para as operadoras, pois ela "recebeu por um serviço que não prestou" e você ainda terá que devolver o modem e demais acessórios (que por contrato pertence à operadora, por um período mínimo de doze meses).

Esses equipamentos "usados" são então enviados de volta a "remanufatura" (processo de fabricação aproveitando componentes usados e remontagem pelo próprio fabricante) e revendido como "produto novo" ao próximo "trouxa" que aceitar ser assinante 3G de qualquer outra operadora.

Aliás, todas usam o mesmo sistema (inclusive para telefones celulares modernos e caros), pois no Brasil não é obrigatório informar ao consumidor que se trata de produto “remanufaturado” (como nos Estados Unidos e Japão, por exemplo), desde que concedida a garantia de 90 (noventas) dias conforme a legislação, mais 9 (nove) meses de "agrado" para fechar 1 ano, entedeu?

7. BAIRROS "NOBRES" E REGIÕES CONSIDERADAS "RICAS" TÊM PRIORIDADE SOBRE AS DEMAIS?
Sim. É VERDADE. Não esqueça que vivemos num regime capitalista e em momentos de "globalização da economia". Qualquer empresa faz suas pesquisas e, por amostragem de renda domiciliar, detecta quais as regiões de uma cidade onde as pessoas têm maior poder aquisitivo.

Naturalmente, esses locais recebem mais torres, sistemas irradiantes (antenas) mais avançados -  dentro da nossa limitada tecnologia - e prioridade máxima nos processos de manutenções técnicas preventivas e corretivas. Não esqueça que no Brasil o pobre paga mais impostos que os ricos.
Num bairro "nobre" de uma capital, por exemplo, tem muito mais torres (mais canais disponíveis nas bandas 2G e 3G) do que em um bairro humilde ou uma cidade no interior. Por isso não se surpreenda se o seu próprio modem, o qual os "especialistas" dos Calls Centers da sua operadora garantem estar com problemas de configuração, funcionar NORMALMENTE se você tentar conexão numa região de "gente rica" (isso ocorre com muita gente no Brasil). Faça um teste em um Shopping localizado em uma região de classe alta e comprove você mesmo.

A verdade é que as operadoras estão OBRIGADAS a atender as regiões arrematadas nos leilões patrocinados pelo governo federal e cabe a Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL, a fiscalização dos prazos para implantação do serviço e regular o setor.

Mas estamos no Brasil, o terceiro país mais "corrupto" do planeta, segundo Organismos Internacionais s Organizações Não Governamentais. Então, se na "Esplanada dos Ministérios" e na "Praça dos Três Poderes", em Brasília, o sinal das bandas 2G e 3G estiver perfeito, o povo não tem do que reclamar, entende a metáfora?
Espero estar prestando um serviço de utilidade pública.

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