domingo, 7 de novembro de 2010

USB 3.0 - Entenda melhor

USB é a sigla para: "Universal Serial Bus".

Trata-se de uma tecnologia que tornou mais simples, fácil e rápida a conexão de diversos equipamentos (câmeras digitais, HDs externos,pendrives, mouses, teclados, MP3-players, impressoras, scanners, leitor de cartões, etc) ao computador, evitando assim o uso de um tipo específico de conector para cada dispositivo. Bem como a não utilização de placas (PCI) e fontes na qual geraria muitos outros fios.

Atualmente, a conexão USB é utilizada em diversos acessórios, alguns inúteis que dançam e esquentam seu café e outros com utilidade bastente útil e agradável, como aspiradores de teclado, periféricos como teclados, mouses, impressoras, scanners.Realmente virou um conector universal e padrão para os computadores atuais.

VANTAGENS DO PADRÃO USB:

 - O Padrão de conexão: Um dos principais motivos que levou à criação da tecnologia USB,a facilitade de conexão dos dispositivos, assim não é necessário ter um tipo de conector específico para cada aparelho;

- Plug and Play:  O sistema operacional reconhecerá a conexão do dispositivo imediatamente; quase todos os dispositivos USB são concebidos para serem conectados ao computador e utilizados logo em seguida.

- Alimentação elétrica: a maioria dos dispositivos que usam USB não precisa ser ligada a uma fonte de energia, já que a própria conexão USB é capaz de fornecer eletricidade. Por conta disso, há até determinados dispositivos, como telefones celulares e MP3-players, que têm sua bateria recarregada via USB.

- Conexão de vários aparelhos ao mesmo tempo: é possível conectar até 127 dispositivos ao mesmo tempo em uma única porta USB. Isso pode ser feito, por exemplo, através de hubs,  dispositivos que utilizam uma conexão USB para oferecer um número maior delas. Mas, isso pode não ser viável, uma vez que a velocidade de transmissão de dados de todos os equipamentos envolvidos pode ser comprometida. No entanto, com uma quantidade menor de dispositivos, as conexões podem funcionar perfeitamente;

- Ampla compatibilidade: o padrão USB é compatível com diversas plataformas e sistemas operacionais. O Windows, por exemplo, o suporta desde a versão 98. Sistemas operacionais Linux e Mac também são compatíveis. Atualmente, é possível encontrar portas USB em vários outros aparelhos, como televisores, sistemas de comunicação de carros, aparelhos de som e vídeo.

- Hot-swappable: dispositivos USB podem ser conectados e desconectados a qualquer momento. Em um computador, por exemplo, não é necessário reiniciá-lo ou desligá-lo para conectar ou desconectar o dispositivo;

"VERSÕES"

Como muitos sabem, utilizamos equipamentos USB na versão 2.0, mas o que é isso? "2.0"?
2.0 é a nomenclatura que foi utilizado para distinguir a velocidade da transferencia de dados da memória do dispositivo até o equipamento

A primeira versão, veio no lançamento de sua versão 0.7 em 1994.
Inicialmente visto como um complemento à tecnologia FireWire, que ficava com o trabalho pesado, o USB ficou com conexões que exigiam pouco volume de transferências.
Mas com a proliferação das memórias flash (o tipo de memória dentro de cartões de memória e pen drives), o USB se popularizou e hoje é item obrigatório em qualquer computador — seja PC ou Mac.

E por conduzir energia elétrica, passou também a servir de carregador de celulares e outros gadgets, além de pequenas bugiganguinhas de utilidade questionável, como ventiladores, refrigeradores de lata, brinquedinhos, entre outros.
No entanto, essas memórias flash evoluíram. Antes, gerenciar um pen drive de 1 GB com um cabo USB era tranquilo. Mas imagine um HD externo de 1 terabyte?

Para se ter uma base, hoje, a velocidade de transferência da nova versão(USB3.0) é de 4,8 Gb/s, enquanto o USB 2.0 oferece 480 Mb/s. Ambos os tipos continuarão compatíveis, apesar da nova variante ter transmissão de dados bidirecional.

“The USB 3.0 Promoter Group” também confirmou a funcionalidade de gerenciamento de energia e de apoio a estados ociosos de transferência. Ele poderá fornecer mais energia, aumentando a velocidade de recarga dos aparelhos conectados a ele.

HISTÓRICO:

USB 0.7: novembro de 1994;
USB 0.8: dezembro de 1994;
USB 0.9: abril de 1995;
USB 0.99: agosto de 1995;
USB 1.0: janeiro de 1996;
USB 1.1: setembro de 1998;
USB 2.0: abril de 2000.
USB 3.0: dezembro de 2008

Alimentação elétrica mais potente: o padrão USB 3.0 poderá oferecer maior quantidade de energia: 900 miliampéres contra 500 miliampéres do USB 2.0;

Nenhum comentário:

Postar um comentário