sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Qual a diferença entre notebooks, netbooks e UMPCs?

No começo de 2008, o cenário do computador portátil foi dominado pelos laptops. Houve poucas alternativas aos tradicionais notebooks - tablet PCs, PDAs avançados e até uns poucos smartphones que podiam desempenhar muitas das tarefas básicas de computação. Mas o computador portátil abriu caminho para a computação móvel - algumas empresas ofereceram laptops que eram tão poderosos quanto seus similiares desktops.

Um ano depois, os tradicionais notebooks enfrentam alguma competição no mercado de computação móvel. Pode ser confuso para o consumidor - há uma série de novos termos e categorias a serem levadas em consideração quando da compra de um computador móvel. Há laptops, notebooks, netbooks e UMPCs (Ultra Mobile Personal Computers). Mas qual é a diferença? Esses termos são intercambiáveis? Ou eles estão bem definidos?

A resposta a essas questões depende de quem pergunta. Uma pessoa pode chamar a um determinado PC de netbook, enquanto outra vai insistir que se trata de um notebook. É como pedir a alguém para descrever uma característica de uma elevação geográfica - uns podem chamá-la de morro, outros, de montanha. Não há uma definição universal na qual você possa apoiar-se.

Há, contudo, algumas linhas mestras gerais que você pode usar. Laptops, notebooks e netbooks usam a mesma base física - o principal diferencial é o tamanho. Essa base física é um computador com duas partes principais: uma tela e um telado conectados por dobradiças. Em geral, netbooks são menores e mais leves que os notebooks que, por sua vez, são menores e mais leves que os laptops. Mas não há classes específicas de tamanhos ou pesos para esses computadores. Então, por exemplo, se o computador tem uma tela de 11 polegadas, é um notebook ou um netbook? É aí que as pessoas discordam.

Vamos começar com laptops e notebooks. Alguns usam os termos intercambiáveis, porque muitos dos laptops no mercado são menores e mais leves que seus predecessores. À medida que o tecnologia de laptops evolui, fabricantes são capazes de colocar mais poder dentro de um pacote menor. O formato notebook está virando a norma.

Mais ainda há alguns laptops que são grandes demais para serem considerados notebooks. O Lenovo ThinkPad W700ds tem uma tela principal de 17 polegadas (43,2 cm na diagonal) e uma tela secundária retrátil de 10 polegadas (25,4 cm na diagonal). Ele pesa cerca de 5 kg e tem 5,3 cm de largura. Laptops para games também podem estar no time dos grandões - o Qosmio X305, da Toshiba, pesa 4kg e tem uma tela de 17 polegadas. Embora esses computadores sejam portáteis, você provavelmente não vai querer andar com ele por aí o dia todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário