quarta-feira, 1 de junho de 2011

AMD cria seu TABLET

Paralela à briga entra a Intel e ARM pelo domínio nos tablets, temos também a AMD, que também aspira entrar com força nesse mercado, mas tem sido forçada a adiar os planos por falta de um SoC de baixo consumo competitivo. Embora ainda com dificuldades para descer abaixo da casa dos 9 watts de TDP, a AMD está finalmente dando seu primeiro passo nessa direção com o lançamento da série Z de APUs destinadas a tablets.

Por enquanto um único modelo está chegando ao mercado: o AMD Z-01, composto por dois núcleos Bobcat operando a 1.0 GHz e uma Radeon HD 6250 (80 unidades) operando a 276 MHz. As especificações são similares ao AMD C-50 (também composto por dois Bobcats operando a 1.0 GHz), mas o TDP do Z-01 é mais baixo, com apenas 5.9 watts, contra os 9 watts do C-50.

Como a AMD não está migrando para um novo processo de fabricação, é provável que estejam simplesmente usando os chips capazes de operar usando tensões mais baixa para compor a série Z-01, sem novidades arquiteturais.

A primeira a anunciar um tablet baseado no novo chip foi a MSI, com o Windpad W110, um tablet com tela de 10" que roda o Windows 7 e chegará ao mercado por US$ 599:

É importante lembrar que estes chips ficarão restritos a um nicho específico dentro dos tablets: modelos maiores, com telas de 10" destinados a rodar o Windows. O TDP é bem mais alto que o das versões single-core do Atom e dos SoC ARM, por isso não faria sentido tentar usá-lo em tablets menores, onde a duração da bateria seria muito curta. Obviamente, eles também não são adequados a smartphones, tanto devido à questão do consumo, quanto pelo fato de não serem SoCs, excluindo outros componentes que precisariam ser adicionados através de chips extras.

Embora o Z-01 seja também capaz de rodar a versão x86 do Android, acho pouco provável que tenhamos tablets Android baseados nele (com a possível exceção de modelos que o trouxessem em dual-boot com o Windows), pois nesse caso o Z-01 perde sua única vantagem (compatibilidade x86), tendo que competir na mesma categoria de SoCs ARM que oferecem um TDP três ou cinco vezes mais baixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário