sábado, 12 de março de 2011

Para aqueles que ainda utilizam o Internet Explorer 6

O navegador Internet Explorer 6 (IE6) encontra-se em rápida extinção. Esta está a ser promovida pela própria Microsoft, a empresa que o produz, através do site «The Internet Explorer 6 Countdown». É uma espécie de “operação de marketing” para que os usuários actualizem o software para versões mais recentes.

Com mais de dez anos de vida, este browser marcou uma época na Internet, tendo sido o mais utilizado entre 2001 (foi lançado dia 27 de Agosto daquele ano) e 2003. Depois do pico de utilização de 80 por cento em 2002 e 2003, foi caindo lentamente até 2007, quando perdeu metade da sua fatia de mercado para o Internet Explorer 7, o Mozilla Firefox, entre o final de 2006 a 2008, e, desde 2008, para o Google Chrome.

Apesar de tudo, o IE6 continua a ter 12 por cento do mercado. A Microsoft, que está a lançar a versão 9 do Internet Explorer, mostra no site uma infografia com as percentagens de utilização em vários países e instiga os utilizadores a promoveram, de várias formas, a não utilização do navegador. A ideia é reduzir o mercado para um por cento e aumentar o mercado nos IE mais recentes.

Os países que menos utilizam o IE6 são a Noruega e a Finlândia (0,7 e 0,9 por cento de utilizadores). De uma forma geral, as percentagens são baixas e no ocidente mais baixas que o oriente. É na China que há uma maior utilização do navegador (34 por cento), seguindo-se a Coreia do Sul (24 por cento). Portugal tem apenas 2,4 por cento de utilizadores.

De referir que a Microsoft tem tido dificuldade em combater a forte concorrência, nomeadamente do Chrome e do Firefox.

Nenhum comentário:

Postar um comentário