sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Seminário virtual - FALANDO DE BLOG

Ferramenta De Interação Na Web:

 - O Blog é qualquer registro frequente de informações.

 - O primeiro Blog foi criado em Dezembro de 1997 por Jorn Barger, com a primeira publicação do post no dia 17.  Que funciona até hoje com seu layout origina.(http://www.robotwisdom.com/log2000moldy.html)

- Atualmente o blog é uma evolução dos diários online, onde pessoas mantinham informações constantes sobre suas vidas pessoais.

- A evolução das ferramentas de blogs auxiliam a produção e manutenção de artigos, onde os post´s utilizam a ordem cronológica que facilitou o processo de publicação e ajudando em muito na popularização.


Características:


É como uma página de notícias ou um jornal que segue uma linha de tempo com um fato após o outro. O conteúdo e tema dos blogs abrange uma infinidade de assuntos que vão desde diários, piadas, links, notícias, poesia, ideias, fotografias, enfim, tudo que a imaginação do autor permitir.
Usar um blog é como mandar uma mensagem instantânea para toda a web: você escreve sempre que tiver vontade e todos que visitam seu blog tem acesso ao que você escreveu.
Vários blogs são pessoais, exprimem ideias ou sentimentos do autor. Outros são resultado da colaboração de um grupo de pessoas que se reúnem para atualizar um mesmo blog. Alguns blogs são voltados para diversão, outros para trabalho e há até mesmo os que misturam tudo.
A principal característica que garantiu o sucesso dos blogs foi a liberdade para expor as ideias em um espaço gratuito internacional abrangência. Isto quer de dizer que não existem barreiras materiais que possam impedir qualquer um que tenha acesso à internet de criar um blog e expressar suas ideias. O sucesso de um blog vai depender unicamente da qualidade do próprio blog.
Outra curiosidade sobre os blogs é que uma grande parte deles não visa lucro ou qualquer fonte de renda. É claro que existe quem faça publicidade e ganhe algum dinheiro com isso, mas não se deve generalizar. Normalmente a função dos blogs é de informar, entreter e criticar com qualidade e de forma gratuita, colocando autor e leitor no mesmo nível. Em cada novo post, o leitor pode opinar, acresentar ou perguntar através de comentários.
Outra característica dos blogs é a possibilidade ilimitada de publicações. As postagens podem ser feitas diariamente, semanalmente, mensalmente e, em alguns casos, até várias vezes num mesmo dia. É importante criar uma rotina para esse tipo de atividade, já que os blogs que não recebem atualizações constantemente deixam de ser atrativos e são automaticamente esquecidos pelos usuários que estão sempre procurando novidades.



Como Criar um blog?

O blog é criado a partir de ferramentas de internet. Os mais conhecidos são: Blogger (http://blogger.com.br) e o WordPress (http://br.wordpress.org).
Tecnicamente, ao invés de editar manualmente suas páginas web e fazer o upload delas para o local em que estão hospedadas, você modifica o blog no próprio navegador e, através de uma interface amigável, atualiza instantaneamente o conteúdo de seu blog.
Como falado, essas ferramentas permitem que você possa publicar e atualizar seu blog a todo instante, de qualquer lugar, sem complicação ou programação. O usuário não tem com que se preocupar com instalação de programas, códigos ou scripts. A ferramenta dá total controle sobre o conteúdo e o visual de seus blogs.
Você utiliza um formato pronto disponível da biblioteca de estilos ou fornece o formato básico de sua página ou site. Depois, é só inserir e publicar o conteúdo utilizando as ferramentas e usando os botões de comando. Pronto, sua página está atualizada. Sempre que você quiser adicionar novidades, notícias ou qualquer outro conteúdo ao seu blog ou site, basta escrever e publicar.

Para fins de avaliação você precisa:

a) O popularismo dos blogs se deve à sua estrutura simples e bem organizada. Os textos ou artigos, à medida das publicações, são dispostos de acordo com a categoria de cada assunto, além disso, é possível relacionar as publicações de acordo com o dia e o mês em que as mesmas aconteceram. Dessa forma, a localização das publicações dentro dos blogs é fácil e a sua navegação mais rápida.
Os blogs dispõem de um recurso que permite que os usuários comentem os textos inseridos. Cada comentário merece atenção especial e, para o seu controle, foi criada a possibilidade de os mesmos serem aprovados ou não. Tal procedimento é conhecido como moderação. A moderação permite que o administrador de um blog leia cada comentário antes de o mesmo aparecer para os demais usuários. E caso o comentário não contribua de alguma forma para o conteúdo postado, o mesmo é ignorado e excluído.
Pensando nas novas mídias e na oportunidade de produzir conteúdo de qualidade para internet, as empresas brasileiras passaram a optar pelo uso do blog em seus respectivos websites. Além de postar e responder comentários, é importante produzir conteúdo de qualidade e pesquisar quais temas despertam mais interesse nos internautas/clientes, além de inserir links que direcionam os usuários para as atividades desenvolvidas em sua empresa.

Sua utilização nos espaços educativo:

Sabemos que as mídias já invadiram os espaços educativos. É necessário avaliarmos de que forma elas os ocupam. Só assim conseguiremos pensar a chegada destes meios nestes ambientes de maneira consequente. Trata-se, basicamente, de exercer a crítica sobre um processo que já está em curso.

A soma de Blog+Twitter+Orkut+Youtube entre outros, quebra o protocolo entre cliente-empresa, principalmente para lojas virtuais, aquelas que não tem uma loja física, criando um canal direto com seus clientes, tanto para sanar dúvidas quanto para interagir ou informar sobre promoções, concursos, feitos pela loja. Enfim, estreita a relação empresa-cliente!
Conclusão

As redes sociais são os grandes avanços e utilização da internet. O Blog, por sua vez faz parte dos princípios dessas redes que prendem os jovens que ficam concentrados e alienados para atualizar suas redes sociais e sempre permanecer atento ao que acontece com seus “seguidores”, amigos, familiares e colegas.
Os blogs fazem com que os usuários contem notícias sobre a vida, conversas com amigos e utilizam bases de informações para construção do conhecimento. Ao contrário de outras redes sociais que possuem limitações como Facebook, onde não permite textos longos e detalhados.
Por esses recursos fica explícita a vida longa aos blogs. Até mesmo por serem acessíveis e utilizam ferramentas de buscas e capazes de serem comentados por qualquer pessoa. O blog permite que os usuários publiquem seu conteúdo sem a necessidade de saber como são construídas páginas na internet, ou seja, sem conhecimento técnico especializado, ajudando assim na informação sem complicação.
No blog há oportunidade de investigar e intervir nos textos dos autores, fazendo comentários instantâneos ou mesmo ajudando-os nas pesquisas. Possibilitando-os serem autônomos e acima de tudo proporcionando o desenvolvimento de aprendizagens relacionadas ao letramento digital: pesquisar, publicar conteúdos, comunicar e aprender em rede.
Referencias:

Outros sistemas de Blog disponíveis são:

BliG (em português) - http://blig.ig.com.br/
Pop Blog (em português) - http://www.pop.com.br/popblog/
Blog-se (em português) - http://www.blog-se.com.br/blog/
Blogger.com.br (em português) - http://www.blogger.com.br/
My 1 blog (em português) - http://my1blog.com/
Pitas (em inglês) - http://www.pitas.com/
Diaryland (em inglês) - http://www.diaryland.com/
LiveJournal (em inglês) - http://www.livejournal.com/

Fontes de pesquisa
http://www.ufmg.br/online/web/arquivos/003234.shtml


Nenhum comentário:

Postar um comentário