O eSATA (external SATA) é nada mais e nada menos que um padrão de conector SATA externo, na qual mantém a mesma velocidade de transmissão de dados. As placas-mãe mais recentes já estão vindo com conectores eSATA embutidos, mas também é possível utilizar uma placa controladora PCI Express, ou mesmo PCI.
O eSATA está sendo usado por diversos modelos de gavetas para HD, substituindo ou até mesmo servindo como opção ao USB.
A grande vantagem é que nesse conector, você não corre o risco do desempenho do HD ser limitado pela interface, ou seja, ao invés de trabalhar na porta USB 2.0, tendo transferencia em torno de 60Mb/s, teremos um desempenho de 150Mb/s.
Na maioria dos casos, a gaveta possui também uma porta USB, que serve como segunda opção de interface, para casos em que você precisar conectar a gaveta em micros sem conectores eSATA.
IMPORTANTE:
Ao contrário do USB, o conector eSATA não transmite energia, de forma que ele só permite a conexão de HDs e outros dispositivos com fontes de alimentação (ou baterias). Não seria uma solução prática para pendrives, por exemplo.
Prevendo essa limitação, alguns fabricantes estão desenvolvendo placas que incluem conectores de energia, que usa um conector mini-DIN, que fornece tensões de 5v e 12v, permitindo (com a ajuda de adaptadores incluídos no kit) conectar diretamente um HD SATA, sem a necessidade de uma gaveta ou fonte de alimentação. Existem outras soluções similares, oferecidas por outros fabricantes, mas por enquanto não existe nenhum padrão.
Fontes: http://www.guiadohardware.net/termos/esata
Nenhum comentário:
Postar um comentário