segunda-feira, 24 de abril de 2017

Instalando / Ativando o .NET Framework 3.5 no windows 10

Sabe-se que no Windwos 10, o .NET Framework 3.5 não vem pré-instalado, somente a versão 4.5. Porém, muitos aplicativos desenvolvidos para o Vista e Windows 7 exigem o .NET Framework 3.5 instalado juntamente com o .NET 4.5 assim sendo, não funcionarão a menos que você instale a versão necessária.

Na maioria das vezes, quando for fazer a instalação de um software, com pré-requisitos de .NET Framework 3.5, o sistema operacional solicitará que você baixe e instale os arquivos necessários para que o programa funcione corretamente.

Essa é uma das maneiras para instalar a versão necessitada. Ou seguindo os seguintes passos:

1. Na caixa de pesquisa (Cortana), procure por “Recursos do Windows“, e clique em “Ativar ou desativar recursos do Windows“.
2. Em “Recursos do Windows“, marque a caixa de seleção “.NET Framework 3.5 (…)”, e clique em OK.
3. Agora, clique em “Baixar arquivos do Windows Update“, para começar a baixar e instalar os arquivos necessários do .NET 3.5 via Windows Update.

O outro método de fazer a instalação do mesmo é utilizando linhas de comando, juntamente com o DVD de instalação do Sistema Operacional. Abaixo o procedimento:

1. Insira a mídia de instalação (DVD) do Windows 10
2. Agora, abra o Prompt de Comando (Admin) e, digite ou copie o seguinte comando:

Dism /online /enable-feature /featurename:NetFX3 /All /Source:F:\sources\sxs /LimitAccess

Obs: Caso a unidade de DVD esteja em outra letra (D: é a padrão), terá que substituir na linha de comando a unidade correta, onde diz "F:\sources..."


Há também um outro jeito, que o site "https://www.meuwindows.com/net-framework-3-5-no-windows-10/" indica que é por via Script. Vou copiar na íntegra:

Como instalar via Script de Comando do Windows

Para tornar o processo ainda mais fácil, aqui está um Script de Comando do Windows que além de poupar seu tempo, ele vai encontrar a mídia de instalação inserida automaticamente. Para isso, faça o seguinte:
I. Copie e cole o comando abaixo em um bloco de notas, e salve como “Install .NET Framework 3.5.bat” sem aspas. Ou você pode baixar o script pronto para usar, clicando aqui.
@echo off
Title .NET Framework 3.5 Offline Installer
for %%I in (D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z) do if exist "%%I:\\sources\install.wim" set setupdrv=%%I
if defined setupdrv (
echo Found drive %setupdrv%
echo Installing .NET Framework 3.5...
Dism /online /enable-feature /featurename:NetFX3 /All /Source:%setupdrv%:\sources\sxs /LimitAccess
echo.
echo .NET Framework 3.5 should be installed
echo.
) else (
echo No installation media found!
echo Insert DVD or USB flash drive and run this file once again. 
echo.
)
pause

II. Com o botão direito do mouse, escolha Executar como administrador. O arquivo irá instalar o .NET Framework 3.5 automaticamente depois de encontrar a letra da unidade de sua mídia de instalação do Windows 10.
Espero que tenha ajudado.

sábado, 8 de abril de 2017

Fim do Windows 10? Talvez.....

windows-10
O executivo da Microsoft e evangelista do setor de desenvolvimento Jerry Nixon deu uma mensagem bem clara durante uma conferência realizada na última semana: o Windows como o conhecemos deixará de existir.
Windows 10 será de fato a última versão do sistema operacional, mas isso não quer dizer que ele será extinto. Na verdade, ele vai evoluir para algo maior.
O que acontece: a Microsoft percebeu que não vale mais a pena manter o Windows como um produto, lançando versões completas a cada três ou mais anos. Um dos motivos é o ritmo acelerado do desenvolvimento e evolução das plataformas móveis, e mesmo o ciclo mais curto de updates de sistemas para desktops como o OS X e as distribuições Linux.
Uma das grandes reclamações dos usuários é a demora que Redmond levava para responder a novos formatos e padrões, mas o buraco é bem mais embaixo. O Windows sempre teve necessidade de ser pesado, enorme porque precisa reconhecer inúmeros drivers, coisa que não acontece com um Mac: todos saem da fábrica iguais, não são montados por diversas companhias ou suas peças são vendidas diretamente para o consumidor.
Ainda assim era preciso acelerar o ciclo de atualizações. O Windows 7 foi lançado em 2009, o W8 em 2012 e mesmo assim o XP, introduzido no longínquo ano de 2001 ainda figura entre as versões mais populares, mesmo estando morto (ou quase). Um dos principais motivos: ambos não agradaram já que as mudanças foram grandes demais; a interface antes conhecida como Metro, hoje Modern assustou muita gente, e mesmo entre os que migraram são poucos que a utilizam 100% do tempo.
Solução: voltar ao básico. O Windows 10 terá uma pegada de XP com as novidades introduzidas no 8, mas essa nem será a mudança mais radical. O SO vai evoluir de produto para serviço, migrando para uma plataforma integrada que vai unir desktop, smartphones, tablets e Xbox One. Dessa forma esta versão será a última comercializada da forma tradicional. De agora em diante a Microsoft lançará correções, melhorias e updates com mais frequência, a fim de manter o W10 sempre atual e emparelhado com seus concorrentes diretos.
A Microsoft poderia adotar o formato dos updates de sistemas mobile como o iOS e o Android, que são liberados de tempos em tempos e instalados conforme o usuário desejar ou, na minha opinião a melhor alternativa, fazer como o Chrome que empurra as atualizações à força. Com isso o nome “Windows 10” seria meramente uma marca (já é, tanto que pularam o 9) e a versão do sistema operacional seria irrelevante, contanto que continue rodando e esteja sempre em dia.
“Ah, mas a Microsoft vai deixar de ganhar dinheiro”.
Sim, mas ela já não consegue hoje convencer usuários mais antigos a migrarem para versões mais novas do Windows, portanto Redmond já não faz tanto dinheiro assim com a venda do SO. Quando Satya Nadella assumiu o comando do barco ele deixou claro qual seria o novo rumo da Microsoft: estar presente no maior número de plataformas possível. O dinheiro virá do Office, do OneDrive, do Azure. O Windows como um serviço será um meio, não um fim.
Enfim, os planos estão bem adiantados. O Windows 10 chegará em breve e ao que tudo indica o grande primeiro update, chamado provisoriamente de Redstone está sendo preparado para 2016.
Fonte: http://meiobit.com/316838/windows-10-sera-o-ultimo-evolucao-windows-como-servico/