sábado, 16 de julho de 2011

Aplicação maliciosa aproveita a popularidade do Google+

Um provedor de soluções inovadoras de segurança anti-malware para a Internet, descobriu que uma nova aplicação maliciosa anda a tentar tirar partido do interesse do público em conseguir um convite para a nova rede social do Google.

A falsa aplicação designa-se de «Google Plus Direct Access» e promete aos utilizadores conseguir um convite para o Google+. Para tal, os utilizadores têm que ir a uma página do Facebook e clicar sobre o botão "Gosto". A aplicação foi um grande êxito e conseguiu 15 mil utilizadores em menos de 24 horas.
Parte do seu êxito deve-se à mensagem que acompanha o link da aplicação: "Convida 50 amigos". Contudo, nenhum dos utilizadores recebeu o verdadeiro convite para o Google+ e, segundo avançou a BitDefender, os links poderão redireccionar para páginas infectadas com malware.

Catalin Cosoi, Responsável de Ameaças Online dos Laboratórios da BitDefender, referiu que “esta fraude revela que os ciberdelinquentes, aproveitam-se de notícias importantes ou de grandes acontecimentos para infectar os computadores dos utilizadores ou roubar os seus dados; assim como da natural curiosidade das pessoas. Neste caso, a grande cobertura dos meios de comunicação social sobre o lançamento do Google+ e o seu rápido crescimento - estima que já tenha dez milhões de utilizadores -, e um convite para a rede social é o chamariz perfeito."

Um estudo recente, levado a cabo através do Safego, a aplicação gratuita para proteger os utilizadores do Facebook deste tipo de ameaças, revelou que 25 por cento dos utilizadores tem algum tipo de conteúdo malicioso no seu muro que tinha sido partilhado por um amigo.

Catalin Cosoi explica que "é importante educar os utilizadores sobre este tipo de ameaças e, também, que uns e outros se avisem sobre a falsidade destas aplicações que costumam prometer muito, mas muito raramente dão mais do que problemas."


sexta-feira, 15 de julho de 2011

Estudo calcula custos ambientais do uso da Internet


Um estudo realizado por uma agência francesa analisou as emissões de dióxido de carbono (CO2) referentes a três das actividades mais efectuadas pelos utilizadores da Internet: uso do e-mail, recurso aos motores de busca e transferências de dados a partir de um dispositivo USB.

Com este estudo, os investigadores pretendem abrir o debate para esta questão, isto quando dados já disponibilizados há algum tempo mostram que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são responsáveis por dois por cento das emissões de CO2.
Para calcular as emissões associadas ao envio de mensagens de e-mail, o estudo calculou que em França cada trabalhador de uma empresa com cem colaboradores recebe, em média, 58 mensagens e envia 33, o que leva à geração de 136 quilos de CO2 anuais por empregado.

Neste valor está incluída a energia consumida pelos computadores, assim como das bases de dados que fazem a gestão do tráfego. Segundo o estudo “a redução em dez por cento do número de mensagens de correio numa empresa com cem trabalhadores leva à redução de uma tonelada de emissões de CO2 por ano”. Outro factor a ter em conta é a impressão das mensagens recebidas. Se se prescindir de dez por cento dessas emissões há uma economia de cinco toneladas de poluentes anualmente.

No caso das pesquisas online, as contas são efectuadas atribuindo uma média de 949 buscas online por ano a cada internauta, o que equivale à emissão de 9,9 quilos de CO2 por cada um dos utilizadores desta ferramenta. O estudo recomenda o uso dos favoritos e de palavras-chave concretas nas buscas, para assim se reduzir cinco quilos anuais, por utilizador, nas emissões de CO2.

Para calcular as emissões resultantes do uso de dispositivos USB para transferir ficheiros, o estudo analisa várias hipóteses. Uma delas é o descarregar um documento de 200 páginas e a leitura do mesmo, por cem pessoas, que tenham assistido a uma conferência. Neste caso as emissões relacionadas com esta acção são equivalentes a 80 quilos de CO2.

Os autores do estudo consideram que estes dados são importantes para mostrar que uma atividade considerada "limpa" por muitos utilizadores tem os seus custos em termos ambientais.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Internet Explorer perde espaço para Chrome

Browsers - Participação no mercado mundial - Janeiro de 2011
Guerra dos Browsers: o Internet Explorer continua perdendo participação no mercado para o Chrome, enquanto o Firefox segue estável

O Chrome continua roubando usuários do Internet Explorer. Em janeiro, o browser do Google, ultrapassou a marca de 10% do mercado mundial.

O Chrome foi responsável por 10,7% dos acessos à web feitos em janeiro. Pode não parecer muito, mas o crescimento tem sido rápido. Dois anos atrás, ele tinha apenas 1,5% do mercado. Desde então, vem roubando usuários do Internet Explorer e também alguns do Firefox. Nesse período, o browser da Microsoft teve sua participação reduzida de 69,2% para 56%. É a pior marca do Internet Explorer desde 2003, quando ele chegou a ter 95% do mercado. Já o Firefox ganhou mercado em 2009, mas perdeu em 2010. Sua fatia atual, de 22,8%, é quase igual à que tinha dois anos atrás – 22,6%. Os números são da empresa NetApplications.

Firefox e Internet Explorer vão ganhar novas versões em breve. No dia 25 de janeiro, a Mozilla soltou o que deve ser o último beta do Firefox 4. É possível que a versão final saia já neste mês. O Internet Explorer 9, em fase beta desde setembro, também não deve demorar. Tenho o beta instalado num dos meus PCs e ele tem funcionado sem falhas significativas – o que mostra que não falta muito para que fique pronto. A versão release candidate deve ser liberada já na próxima semana. Será a primeira edição do Internet Explorer que não vai rodar em Windows XP. O IE9 exige pelo menos o Windows Vista.

Tanto no Firefox 4 como no Internet Explorer 9, uma das atrações é o uso do processador gráfico do computador para acelerar a exibição de páginas. No caso do Internet Explorer, há também um esforço da Microsoft em melhorar a compatibilidade com padrões emergentes da web, como HTML5 e CSS3. Além disso, a empresa simplificou a interface com o usuário, que ficou bastante mais enxuta e parecida com a do Chrome. Resta saber se essas novidades serão suficientes para segurar o avanço do Google nessa área.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Internet Explorer 9 - Download

Para quem quizer se divertir com o novo navegador da Microsoft, já está disponível o download.

Segue o link.

http://windows.microsoft.com/pt-BR/internet-explorer/downloads/ie

Nele contem as outras versões do navegar.

Esse novo IE9 não funcionará no windows XP.

Bom proveito.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Intel e AMD vão matar as conexões VGA e DVI

VGA x DisplayPort
VGA x DisplayPort: o padrão antigo deve ser abandonado pelos fabricantes até 2015

A Intel, a AMD e os principais fabricantes de PCs planejam eliminar as portas VGA (D-Sub) e DVI dos computadores até 2015. Os novos micros terão conexões de vídeo DisplayPort, para monitor, e HDMI, para ligação a um televisor.


A mudança demorou a chegar. A conexão analógica VGA apareceu pela primeira vez em 1987, no micro IBM PS/2. É uma tecnologia que já tem quase um quarto de século. Em comparação com as opções digitais, ela oferece menor resolução e cores menos precisas, além de acarretar maior consumo de energia. Mesmo assim, os fabricantes vinham relutando em abandoná-la por causa da enorme quantidade de monitores e projetores com porta VGA ainda em uso, especialmente nas empresas. Mas isso está mudando. A conexão DisplayPort oferece qualidade de imagem similar à das outras digitais – HDMI e DVI. Mas ela tem a vantagem de poder ser usada para ligar um aparelho com porta VGA, DVI ou HDMI por meio de um adaptador. Essa compatibilidade permite uma transição mais tranquila.

O DisplayPort é um padrão aberto. Criado pela Vesa (Video Electronics Standards Association – uma associação de fabricantes), ele pode ser usado sem o pagamento de royalties. Esse padrão requer um cabo mais simples, com menos fios internos do que o DVI. O conector, além de ser menor, não tem aqueles dois parafusos usados para fixar o plugue VGA. No lugar deles, há uma travinha acionada por um botão. Além disso, essa conexão exige menos circuitos eletrônicos no monitor do que a DVI e a VGA. Essa simplificação pode trazer uma (pequena) redução de custo para o usuário. O padrão também suporta o sistema HDCP, usado nas conexões HDMI para impedir a cópia de filmes. Mas a expectativa é que os dois tipos de conexão – DisplayPort e HDMI –continuem em uso.

Entre os fabricantes que já anunciaram que vão abandonar a velha porta VGA estão Dell, Lenovo, Samsung e LG. Intel e AMD vão usar DisplayPort como padrão nos seus próximos chip sets. Essa conexão ainda é pouco comum nos PCs. Ela está presente nas placas de vídeo avançadas baseadas nos chips da AMD/ATI, assim como em alguns modelos de monitores e notebooks de marcas como HP, LG, Samsung e Dell. Além disso, é padrão na linha Macintosh, da Apple. Em alguns casos, o conector usado é o Mini DisplayPort, de tamanho menor. Além da mudança nas tomadas dos PCs, há uma outra, invisível para o usuário. Nos notebooks, a conexão LVDS, que liga a placa-mãe à tela LCD, também será substituída por DisplayPort. Tanto AMD como Intel dizem que vão deixar de usar LVDS até 2013.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/blogs/estacaowindows/mercado/intel-e-amd-vao-matar-as-conexoes-vga-e-dvi/

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Como colocar uma imagem na internet?

Esses dias eu precisei colocar uma foto na internet, pois necessitaria do link da foto para utilizarem um site.

Porém, mesmo eu colocando em redes sociais, o link da foto ficaria ENORME.

Fazendo umas pesquisas descobrir como incluir a foto.

Entre neste site: http://imageshack.us/

  - Clique em "Browse"(procurar) para escolher sua imagem do seu computador, pendrive, entre outros dispositivos.
 - Escolha a resolução da imagem.
 - Depois clique em "Carregar Agora".

Copie o link da imagem e cole onde quiser....

Se quizer, tu pode criar um login (gratuito), e deixar as tuas imagems salvas dele.

SUPER ÚTIL

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Hiren’s BootCD 14.0

Galera!
 Saiu a 14ª versão do cd de manutenção e verificação de erros Hiren´s Boot.

Download:
http://www.hirensbootcd.org/files/Hirens.BootCD.14.0.zip

Nessa versão, foi adicionado novos Softwares:
  • Pastas HBCD reestruturado.
  • Dialupass 3.16: Localizar e extrair nome de usuário, senha e domínio de DialUp / RAS / VPN na rede no Windows (Windows Freeware).
  • Image For Windows 2.62a: Backup e restauração utilitário que cria um instantâneo de uma partição ou volume selecionado e salva-o para o disco, ou queima-lo diretamente para a maioria dos DVD + RW + RR-RW ou CD-R/RW drives (Shareware do Windows ).
  • Parted Magic 6.1 (substituído RIPLinux): ambiente de recuperação baseado em Linux com vários aplicativos para gerenciar as partições de backup e recuperação, como GParted, Parted, Partition Image, TestDisk, Partimage, Truecrypt, Clonezilla, G4L, Firefox, ClamAV, GSmartControl, SimpleBurn, dd, ddrescue, com extensa coleção de ferramentas de sistema de arquivos também estão incluídos, suporta o seguinte: btrfs, ext2, ext3, ext4, fat16, fat32, hfs, hfs +, jfs, linux-swap, ntfs, reiserfs, reiser4, e xfs ( Linux Freeware).
  • WebBrowserPassView 1.11 (replaced foxpass/iepass): (substituído foxpass / iepass): Permite visualizar os nomes de usuário e senhas armazenadas pelo Mozilla Firefox, Opera, Google Chrome e navegadores Internet Explorer Web (Windows Freeware).

Softwares removido:  WinKeyfinder WinKeyFinder

Softwares atualizados:
Autologon 3.01, Autoruns 10.07, Avira AntiVir Personal (24-05-2011), Calcute 11.5.15, ComboFix (24-05-2011), Don’t Sleep 2.31, Dos – Minor bugs fixed, Dr.Web CureIt! Antivirus (24-05-2011), GRUB4DOS 2011-04-23, isolinux/memdisk 4.04, Malwarebytes Anti-Malware 1.50.1 (24-05-2011), MiniXp – Added/updated LAN/WLAN/Storage drivers, msi installer support and other minor improvements, Offline NT Password 2011-05-11, PhotoRec 6.12, Process Explorer 14.12, Process Monitor 2.95, RKill (24-05-2011), Spybot – Search & Destroy 1.6.2 (24-05-2011), SpywareBlaster 4.4 (24-05-2011), SumatraPDF 1.1, SuperAntispyware 4.53.1000 (24-05-2011), System Explorer 2.8.1, TCPView 3.04, TestDisk 6.12


 

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Afirmação feminina nas tecnologias e engenharias

O Centro Empresarial e Tecnológico de S. João da Madeira terá, esta semana, 30 meninas vestidas de branco que parecem estar a brincar, mas têm pela frente uma missão séria: descobrir novos encantos na área das tecnologias e engenharias.

Todas têm idades entre os 11 e os 13 anos e foram seleccionadas em quatro escolas do município para participarem na edição portuguesa do programa EX.I.T.E - Explorar Interesses pela Tecnologia e Engenharia, com que todos os anos a
multinacional IBM procura sensibilizar o público feminino para opções de carreira em áreas que, tradicionalmente, continuam a ser típicas do género masculino.

Lara Campos Tropa é a responsável pela divisão de Marketing, Comunicações e Cidadania da IBM Portugal e, a caminho de uma vídeo-conferência como todas as outras que frequentemente preenchem a sua agenda de trabalho, disse: “Há uma tendência para serem os rapazes a escolherem essas áreas e o nosso objectivo é motivar as raparigas para que abram os seus horizontes a matérias como a ciência, a matemática e, sobretudo, as engenharias”.

A semana de actividades do EX.I.T.E abarca um leque diversificado de temas, como a ginástica, a Língua Portuguesa, o Voluntariado e a Alimentação, mas o programa definido pela IBM tem como núcleo principal quase 10h de Robótica à base de componentes Lego.

“As meninas estão toda a semana envolvidas na construção de um robot que tem que respeitar determinados comandos. Há tecnologia em tudo o que fazemos e, com diversão, alegria e trabalho em grupo, elas acabam por perceber isso” explica Lara Campos Tropa.

Com sete anos de experiência em Portugal, o EX.I.T.E. vem demonstrando que “o país não está entre os piores” na distribuição sexual dos domínios tecnológicos, mas a ausência feminina desse universo é uma “oportunidade perdida” e ainda há muito trabalho a fazer a esse nível.

Tomada de decisões
“Em tudo, a diferença traz mais-valias. Se homens e mulheres são diferentes, a conjugação das características de uns e outros tem vantagens na tomada de decisões, no desenvolvimento e na inovação” defende Lara Campos Tropa.

Manuela Barbosa tem 13 anos e, embora ainda agarrada à ideia de ser jornalista, a meio do programa EX.I.T.E. já conseguia que o robot da sua equipa mudasse de direcção ao chocar com um obstáculo: “Este projecto serve para muitas raparigas que têm a ideia de seguir um trabalho em que só há mulheres deixem de pensar nisso”, argumenta a “Exitiana”.

“Isso de haver coisas só para elas e coisas só para eles já foi mais acentuado”, defende a estudante do 9.º ano que, no workshop de Comunicação desta semana, deverá ficar “ainda mais apanhada” pelo jornalismo, como sussurra uma monitora ao observar quanto essa área depende das tecnologias.

Rita Bastos, também com 13 anos, diz que tem mais jeito para advogada, mas reconhece: “Já não passamos sem a internet e essas tecnologias todas, e isto é capaz de me ajudar”.

Habitualmente serena e discreta, Rita manteve a compostura ao almoço, na aula de ginástica que se seguiu e até quando o seu robot Lego não reagiu como desejava aos seus comandos, mas irritou-se perante a sugestão de que as mulheres poderão não ter a mesma aptidão que os homens para determinadas profissões.

“As mulheres têm tantos direitos e tantas capacidades quanto os homens”, garante a menina, de repente a gesticular muito - “São tão fortes como os homens, e eu não estou a falar só de músculo”.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Computadores pessoais podem “fazer” ciência

Ajudar na investigação científica está hoje ao alcance de todos. Basta ter um computador pessoal e instalar determinado programa que permite que o computador faça, através da sua capacidade de cálculo e processamento, análises ou simulações que levariam muitos anos a executar num só computador. Com a colaboração dos internautas, há investigações que podem ser concluídas em poucos meses.

Existem já vários projectos de computação distribuída voluntária em todo o mundo. Amanhã, no Museu da Ciência, em Coimbra, será lançado o novo projecto português incluído na plataforma Ibercivis, intitulado «Solúvel».

A plataforma Ibercivis foi criada em Saragoça e está em Portugal desde 2009. Permite transformar cada computador “numa janela aberta para a ciência”. Os programas utilizam a capacidade de cálculo do computador, em momentos de inactividade, para realizar as tarefas associadas a um determinado projecto.

A investigação agora apresentada é da responsabilidade de investigadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tem por objectivo a previsão da solubilidade de compostos de interesse farmacêutico e ambiental em diversos solventes.

Para tal, são usadas técnicas de simulação molecular que, essencialmente, criam uma réplica virtual dos sistemas de interesse no computador. Deste modo, é possível calcular várias propriedades sem ter de se recorrer a experiências de laboratório.

Importância da solubilidade


Para que um determinado composto químico seja absorvido pelas células humanas, precisa de atravessar a membrana celular. Isto é válido para compostos com efeitos potencialmente benéficos (fármacos) ou maléficos (como toxinas e poluentes).
O processo de absorção implica a interacção do composto com ambientes líquidos que vão do mais hidrofílico ao mais hidrofóbico. A capacidade das células humanas para absorverem e incorporarem fármacos e toxinas está, assim, fortemente relacionada com as diferenças de solubilidade desses compostos em meios aquosos e orgânicos.

Para desenvolver um novo medicamento são testados em laboratório centenas de compostos, o que aumenta o custo e o tempo necessários para esse desenvolvimento. Grande parte desses compostos é descartada por não possuir as propriedades de solubilidade adequadas à sua utilização prática.

Prever a solubilidade de um novo composto a partir da sua estrutura molecular é importante para se conseguir desenvolver medicamentos eficazes em menos tempo e com menos recursos. Da mesma forma, o cálculo antecipado da solubilidade de um composto permite estimar o seu grau de toxicidade, o que tem um impacto significativo em estudos ambientais.

Além deste projecto, será também apresentado amanhã «Amiloide: em busca de fármacos contra doenças neurodegenerativas». Este projecto visa a procura computacional, entre bibliotecas de milhões de compostos, de potenciais fármacos capazes de interferir com a formação de agregados e fibras amilóides em doenças neurodegenerativas, e tem como principais alvos a Polineuropatia Amilóide Familiar (vulgarmente conhecida por “doença dos pezinhos”) e a doença de Alzheimer.

Este projecto é da responsabilidade dos cientistas do Grupo de Biologia Estrutural e Computacional do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra. É também a primeira aplicação científica portuguesa a ser implementada na Ibercivis.